segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Compras coletivas e o mercado de 2011 - Google, Groupon, Facebook


Cansado de tanto ver anúncios da Groupon, agora o Google e o Facebook .

A onda das compras coletivas começou nos Estados Unidos, logo após a crise financeira, pense bem, consumidores com pouco dinheiro e lojas com poucos fregueses gostaram da idéia das promoções-relâmpago para grupos de clientes. Assim o Groupon nasceu em Chicago, em novembro de 2008, criado por um músico de 29 anos chamado Andrew Mason que resulta num dos negócios de maior crescimento da história, com cerca de 30 milhões de usuários, faturamento anual próximo de US$ 500 milhões e valor de mercado ao redor de US$ 15 bilhões.

Com um mercado promissor e solitário, a Google e o Facebook correram para lançar os próprios serviços, o Google Offers e o Buy with friends (“Compre com amigos”) certamente vão ameaçar a supremacia do Groupon.
Lembrando que o Google já tentou comprar a Groupon, fez uma pequena oferta de US$ 6 bilhões para comprar o Groupon. Como não deu certo, e a partir daí o Google criou a própria ferramenta de compras coletivas, batizada de Offers.

Para ficar por dentro das ofertas e promoções, você só precisa acessar a página do iGoogle e cadastrar o serviço. O formato das ofertas deve ser o diferencial, já que o Google aproveita seus diversos recursos como o Google Maps para mostrar aonde fica o estabelecimento, dentre outros.

O serviço do Facebook, chamado de “Compre com os amigos”, funciona de um jeito diferente. Também em fase de teste, a ferramenta dá descontos em produtos já comprados por amigos, depois que o primeiro comprador recomenda a oferta. O serviço já é usado dentro de jogos da rede. “Não faz parte da estratégia do Facebook negociar ofertas próprias. É mais provável que eles agreguem de outros sites”, afirma Reck.

Para os clientes quanto mais ofertas melhor.


Fonte: Superdownloads
, Google e Época




Nenhum comentário:

>