quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dicionários - Vírus

Vírus de computador são programas maliciosos desenvolvidos por programadores que, tal como um vírus biológico, infectam o sistema, fazem cópias de si mesmos e tentam se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadivertidamente.

Em 1986 foi identificado o primeiro vírus de computador. Não existe uma data exata, mas janeiro de 2006 marca o aniversário de 20 anos do vírus, que foi denominado "Brain.A". O Brain era inofensivo, ou seja, apenas se espalhava para outros sistemas, sem causar danos significativos aos computadores. Entretanto, logo os programadores criaram versões mais hostis, os chamados "vírus de boot", que se tornaram um problema para muitos usuários.

Mas, tudo mudou com a internet, pois o ambiente "online" possibilita que milhares de computadores sejam atacados em poucas horas.

Existem diversas formas de programas danosos atualmente. Uma das mais famosas é o "verme" (ou "worm", em inglês), cujo maior objetivo é a rápida propagação na rede, mas que não causa grandes danos aos sistemas. Outra é o Cavalo de Tróia (ou "Trojan horse"), que embute um código que possibilita que um estranho acesse o computador infectado e envie dados dele para outras máquinas, sem que o proprietário saiba.

Fonte: Google

Nenhum comentário:

>