Os japoneses desfrutam da melhor conexão de banda larga do mundo, revela estudo divulgado nesta sexta-feira e realizado pelas universidades de Oxford e Oviedo, com patrocínio da empresa de tecnologia Cisco.
Suécia e Holanda oferecem o melhor desempenho da Europa em termos de conexões de banda larga, ajudadas pelos investimentos em redes de fibra óptica de alta velocidade e pelas melhoras promovidas pelas redes de TV a cabo, segundo o estudo. A posição do Brasil no ranking não foi informada.
Os autores do estudo combinaram os dados de velocidade de upload e download, obtendo um "índice de qualidade de banda larga".
Reino Unido, Espanha, Austrália e Itália oferecem velocidade de banda larga inferior às necessárias para permitir bom uso de aplicativos como vídeos no YouTube, constataram os pesquisadores. Estados Unidos e Rússia ficaram em 16º e 17º na lista, respectivamente.
O Brasil fez 13 pontos no índice, que vai de zero a cem. Segundo os pesquisadores, o país precisa ter no mínimo 35 pontos para que seus internautas possam fazer uso adequado dos aplicativos que existem hoje, como vídeos on-line, bate-papo com vídeo e troca de arquivos. Para novos aplicativos, como vídeos em alta definição, seriam necessários 75 pontos.
Para estabelecer o ranking, o estudo não considerou até que ponto o uso da banda larga está difundido em cada país, tampouco o custo.
Veja quais são os dez países com melhor banda larga no planeta:
1. Japão
2. Suécia
3. Holanda
4. Letônia
5. Coréia do Sul
6. Suíça
7. Lituânia
8. Dinamarca
9. Alemanha
10. Eslovênia
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário