quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Dicionário de players - O que são? Do Mp3, mp4 até Mp12




Todo mundo hoje fala em música em mp3, meu mp4 player, ou ainda comentários do tipo:
- Viu o MP9 do fulano?!

Bem, o nome é fácil de gravar e se tornou moda, mas poucos realmente sabem do que se trata, então vamos as explicações.

MP3 e MP4 são formatos de padrões de tecnologias para compactação, respectivamente, de música e vídeo, embora nem todos os chamados MP4 players rodem esse formato de arquivo. Há muitos celulares, por exemplo, que usam formatos de vídeo proprietários, como *.3gp.

Do MP5 em diante, é tudo jogada de marketing. A cada novo recurso incluído nesses equipamentos portáteis de entretenimento, a numeração sobe. Isso, claro, confunde o consumidor:

A partir do MP5 é tudo invenção, para dar idéia de que o aparelho tem mais recursos. São simplesmente nomes comerciais, oriundos da China, normalmente marcas pequenas, afinal quantos mp9 a Sony, por exemplo lançou? Se fosse útil, ou tivesse real formato, você acha que Apple, com seu Iphone, Philips, Sony e outras grandes não teriam lançado algo?!

Entou a salada de mp´s ficou mais ou menos assim:

De MP5 são chamados os aparelhos que, além de tocar música e vídeo, têm câmera digital.

Se o MP5 ainda for celular, vira MP6.

Se o MP6 tiver Tv Digital, vira MP7.

O MP8 é um MP7 com tela sensível ao toque (TOUCH SCREEN).


O MP9 player é que agrega vários recuros como celular GSM DUAL SIMM (permite dois números de telefone), duas câmeras de 5.0 megapixels e zoom óptico, flash, DUAL MEMORY CARD, TV DIGITAL, além de rádio FM e reprodução de MP3 e MP4.


O MP10 parece que é um MP9 com dual chip (pode-se usar duas operadoras simultaneamente).


E os MP11 reúnem um smartphone com rede
Wi-Fi (para internet sem fio), tela touchscreen (sensível ao toque) e GPS (localização por satélite), entre outros recursos. Em sites brasileiros, há falsificações do iPhone sendo vendidas como MP11. O produto, chamado descaradamente de Hiphone, conta com o recurso “shake control”, que troca a música com um movimento lateral no aparelho.

E parece que já existe um tal de MP12 que tem bluetooth 2.0, jogos de Nes...


É, se duvidar até eu fechar esse post, já lançaram outro, na dúvida, compre produtos de marcas consagradas e desconfie de produtos que são 1000 em 1.




7 comentários:

brUno PeReiR@ disse...

Cara, até que tem muita coisa que eh marketing, mesmo.. Mas não sei se vc se lembra os primeiros a fazerem pendrives com mp3 foram os china... antes só tinha ipod. O mesmo aconteceu com o Ipod Video, pai dos mp4. Os primeiros MP4 foram de marcas menores... Sony e Phillips só lançaram muito tempo depois. Embora tenham qualidade duvidosa, no quesito adptação as menores são mais rápidas...

Anônimo disse...

A máxima, nada se cria, tudo se copia é a mais pura verdade. E marketing está em tudo. Desde a caneta bic sobre a mesa, até o ipod no bolso.

Claiton Krieger disse...

Normalmente as grandes não tem controle de qualidade, bateria de testes, enfim... elas tem uma marca, uma reputação a zelar. Agora achas que MKcron com seu mp19 e preocupa com isso? Porém tem marcas como a Foston, Multilaser e afins que tem bons produtos e com bons preços, aproveitaram esse mercado e cresceram. Custo vs benefício é o que há!

Unknown disse...

Esses MPx sao que nem um pato. Fazem de tudo um pouco (anda, nada e voa), mas nao faz nada direito eheheh

Claiton Krieger disse...

Bem por ai, não gosto desses "multifuncionais"...

Nat Valarini disse...

Boa tarde!

Se eu te disser que sua postagem me salvou vc acredita?

Eu tinha muitas dúvidas, mas você conseguiu esclarecer.

Fico pensando no que virá depois, quais funções esses novos aparelhos vão ter.

Kiso!

=*

http://garotapendurada.blogspot.com/

Claiton Krieger disse...

Veja que são aparelhos de qualidade questionável, logo o lançamento do mp13, mp14 e afins é algo próximo.

Só não vejo tanto utilidade...

>