terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Quer trabalhar na Google?


Quem mexe com informática e tecnologia em geral já pensou na possibilidade de trabalhar na Google, eu penso nisso a anos, porém acredito que ainda não estou preparado e mesmo que estivesse como faço para trabalhar na Google?

Está vendo essa mulher aqui ao lado? Então ela é Yvonne Ageyi, diretora mundial de captação de novos talentos e responsável pela área de diversidade do Google. De passagem pelo Brasil, a executiva veio entregar um prêmio em Belo Horizonte a mulheres que disputaram o primeiro Women in Technology Award. Em entrevista ao INFO Professional, a caça-talentos conta como a empresa americana busca novos profissionais e quais áreas que estão em alta nas contratações do Google:


PERGUNTA: Saindo um pouco do público feminino e focando em carreira. Quais as novas áreas em que o Google está procurando profissionais?
YA: Estamos buscando novas formas de conseguir acesso a informações. Então as novas áreas para nós são mobile, mapas e direções. Outros formatos de comunicação, como o vídeo, também estão ganhando cada vez mais espaço. Cinco anos atrás, era apenas uma coisa interessante. Hoje tudo está nos vídeos. É importante que os profissionais estejam preparados para trabalhar nessa realidade.

PERGUNTA: E como surgem essas “novas profissões”?
YA: As novas carreiras são novos modos de utilizar as tecnologias. Pegando a visão tradicional da tecnologia e aplicando em diferentes áreas. E as pessoas ainda nem sabem quantas oportunidades existem. Um exemplo. Aqui no Brasil, uma das ganhadoras do Brazil Women in Technology Award era estudante da área de biológicas. A pesquisa dela estava baseada em desenvolver tecnologias para criar imagens em terceira dimensão do corpo humano para que o médico pudesse saber detalhadamente o problema de saúde de seu paciente sem precisar fazer intervenções cirúrgicas.

PERGUNTA: Em relação às linguagens? Em qual delas o estudante de ciência da computação deve se especializar?
YA: Eu não sou a pessoa mais técnica para te responder, mas posso dizer que estamos sempre procurando pessoas que saibam programar nas clássicas linguagens C, C++ e certamente o Java entra nesta lista. Outras mais novas como o Ajax também são desejadas.

PERGUNTA: E como andam as buscas?
YA: Busca continua sendo nosso principal negócio e nós continuamos a investir em maneiras de melhorar nossos sistemas. Aqui no Brasil, por exemplo, nossa equipe de Belo Horizonte trabalha quase que exclusivamente em melhoras para certificar que o usuário realmente ache aquilo que está procurando e também para que ele encontre a informação certa antes mesmo de procurar.

PERGUNTA: Para finalizar, como o Google criou esta cultura de quase todo estudante de tecnologia querer trabalhar na empresa?
YA: A principal razão que nós identificamos fazendo pesquisas internas em todas as regiões do mundo é que as pessoas escolhem o Google por causa das pessoas com quem elas trabalham. São profissionais muito inteligentes, com muita energia, apaixonados pelo que eles fazem e apaixonados por tecnologia. Logicamente que a tradição de o Google ter um ambiente divertido para se trabalhar conta, mas a razão número um é realmente com quem essas pessoas vão trabalhar. A segunda razão é a possibilidade de se trabalhar em projetos muito interessantes. Imagine se você é um engenheiro ou desenvolvedor de produto e você irá desenvolver serviços que serão utilizados por milhões e milhões de pessoas e que vão de fato ter impacto na vida desses usuários.

Fonte e a entrevista completa em: Info Professional

2 comentários:

Amanda Guerra disse...

Ahh, eu nem faço informática, mas bem que queria trabalhar na Google...

Será que eles estão procurando editores formados em Letras, tb??

hueheuhuehe

Abraços

NERD disse...

Quem sabe, manda currículo!

>