sexta-feira, 5 de março de 2010

Cloud Computing - Computação nas nuves...


Muito se fala em computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro.

Basicamente, acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet. Estes são os chamados serviços online. Ou seja, você simplesmente cria uma conta no site, utiliza o aplicativo online e pode salvar todo o trabalho que for feito para acessar depois de qualquer lugar. É justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.


Algumas vantagens:

- Preço dos computadores cairão - Um computador para somente acessar a internet não precisa ter muitos recursos, até aquele jogo 3D vai poder rodar num servidor e exibido no seu monitor.

- Sistemas operacionais gratuitos - Para que comprar um sistema somente para entrar na WEB? Será o ápice dos sistema Linux, sistemas apenas para suportar o browser.

A Google é a maior pesquisadora do assunto, tendo Google Docs, Gmail, Maps, Youtube como exemplos.
Para que isto se torne uma realidade, a empresa Google tem elevado significamente seus investimentos em redes de internet como WiMax, cabos multi-terabit submarinos e buscando tornar as redes de comunicações atuais voltadas para seus interesses, como no caso do leilão do espectro de 700 Mhz ocorrido no começo do ano.

No Brasil ainda teremos o velho problema de conexão a Internet, mas assim que a demanda por banda larga aumentar podemos facilmente "entrar na nuvem".

Vídeo da Globo na Google:

Nenhum comentário:

>