quinta-feira, 19 de março de 2009

Windows 3.11 e NT


Windows NT é o nome da família de sistemas operacionais do Windows voltados ao meio corporativo. NT vem de New Technology (Nova Tecnologia). A primeira versão é de 1993 e trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Os sistemas operativos NT têm uma elevada estabilidade e têm a vantagem de não ter o MS-DOS como no Windows 9X/ME. Analogamente o Windows NT possui um Prompt de Comando que executa as instruções em linha de texto, contudo há apenas um único kernel 32 bits que gerencia de forma centralizada o computador. Já no Windows 95, 98, 98SE e ME o MS-DOS realmente existe como um sistema operacional distinto que roda paralelamente dividindo o controle do hardware. No NT a troca de usuário é mais acessível que do Windows 95, 98, 98SE e ME. O NT é um sistema operativo de 32 bits. Recentemente foram lançadas versões de 64 bits do Windows XP(5.1) e Vista(6.0), como parte natural da evolução deste OS.

Traduzindo, O sistema operacional é, na verdade, uma interface gráfica de usuário (GUI) aplicada sobre o real controlador: o MS-DOS. Ele trouxe, porém, algumas novas ferramentas como o compartilhamento de arquivos e impressoras.

O Windows 3.11 também incorporou à vida dos usuários a famosa combinação de teclas Ctrl Alt Del, utilizadas para reiniciar o sistema em caso de travamento. Desde seu lançamento, em 1981, o PC já podia ser reiniciado com essas teclas, mas com o Windows isso se tornou fato recorrente.

Um comentário:

Anônimo disse...

3.11....

Boas lembranças, quando iniciei, foi com ele.


Muito bom o artigo.


Abraços.

>